Como funcionará o novo calendário do Futebol Brasileiro em 2026

Reformulação amplia as datas nacionais, reduz os estaduais e muda o planejamento de clubes de todas as regiões, como foco em maior competitividade e qualidade nas competições
Imagem de Samir Xaud, presidente da CBF, ao anunciar noco calendário do futebol brasileiro. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Imagem de Samir Xaud, presidente da CBF, ao anunciar noco calendário do futebol brasileiro. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF divulgou, na última quarta-feira (01), o novo calendário do Futebol Brasileiro, que é válido a partir da temporada de 2026. A reformulação das datas do futebol nacional promete impactar diretamente o desempenho técnico das equipes, o planejamento das competições e a recuperação dos atletas, que é um tópico frequente no cenário atual. 

Em evento realizado no Rio de Janeiro, a instituição oficializou novos formatos e datas para a Copa do Brasil, Brasileirão e nos estaduais, além da criação de duas competições. O objetivo do novo calendário é reduzir o número de jogos em sequência, minimizar conflitos de datas e valorizar os torneios nacionais com maior organização.

Quais as datas do novo calendário do Futebol Brasileiro?

Inicialmente, o novo calendário do Futebol Brasileiro será implantado de forma progressiva. A ideia é ajustar estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro para que não haja sobreposição com datas FIFA ou torneios internacionais. Com isso, a Supercopa do Brasil abrirá a temporada brasileira, em seguida os estaduais ocorrerão entre 11 de janeiro e devem acabar até oito de março, com 11 datas. E o Brasileirão terá início em 28 de janeiro e acontecerá até 2 de dezembro, durante quase todo o ano, com pausas estratégicas, especialmente para a Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho.

Essa mudança visa liberar mais tempo para competições nacionais e permitir que os clubes possam trabalhar melhor a preparação física e tática dos atletas. Por consequência, espera-se uma melhora no nível técnico dos jogos e menor índice de lesões ao longo da temporada.

A Copa do Brasil também terá algumas mudanças. No formato atual, a copa possui 92 participantes, mas passará a contar com 126, dos quais 102 são vagas diretas dos estaduais. Além disso, a competição, que antes tinha duas fases iniciais, terá duas fases a mais. E os clubes da Série A entrarão apenas na quinta fase, antes das oitavas de final. Campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, e das Séries C e D entrarão na terceira fase do torneio. Além disso, o torneio terá uma final única, uma semana depois do fim do Campeonato Brasileiro. 

Também haverá um novo torneio regional, a Copa Sul-Sudeste, que acompanhará a Copa Verde e a Copa do Nordeste. E os times que disputarem torneios da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) não participarão desses torneios. 

Preparação física e qualidade técnica com o novo calendário do Futebol Brasileiro

O novo calendário do Futebol Brasileiro também traz um olhar mais cuidadoso sobre a saúde e o desempenho dos jogadores. Com menos jogos em sequência e intervalos maiores, os departamentos médicos e fisiológicos dos clubes terão melhores condições para recuperar atletas lesionados e evitar desgastes excessivos.

Espera-se uma diminuição para os times participam de mais competições e maior participação para os times menores e que possuem menor investimento. Para os torcedores, a promessa é de partidas mais competitivas, menos lances causados por fadiga e competições mais coerentes. 

Jogue com Responsabilidade

A F12.bet possui as melhores odds para quem desejar realizar uma aposta nas partidas da CBF e do Campeonato Brasileiro. Lembre-se de que o jogo pode causar dependência. Por isso, apenas maiores de 18 anos podem jogar e realizar apostar esportivas. Então, pratique o Jogo Responsável.

Notícias relacionadas

Compartilhe

Fique por dentro das novidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *